domingo, 19 de maio de 2013

A vida a mercê do Outro



A vida a mercê do Outro



O Trabalho Forçado não remunerado é um problema que afeta os países subdesenvolvidos e desenvolvidos. São pessoas inescrupulosas que usam de seu “prestigio social” e acabam por se beneficiar pelo trabalho de pessoas cativas, estima-se que há 27 milhões de pessoas escravizadas no mundo espalhados entre prostituição infantil, trafico internacional de mulheres, trafico de órgãos, exploração de imigrantes ilegais entre muitas outras modalidades que se fizeram presente em nossa sociedade por meio do chamado Trabalho Escravo.
São falsas promessas de trabalho com bom salario, que levam pessoas de menor poder aquisitivo buscar essa opção, são aliciados pelos “gatos” e assim que chegam aos locais de trabalho se deparam com péssimas instalações de trabalho e de moradia, contraem dividas, passam frio, fome, violência de todos os tipos (física ou psicológica), chegando até a morte. Um desses trabalhos forçados do mundo moderno que vem chamando nossa atenção e aparecendo na mídia com frequência é a exploração de imigrantes ilegais em indústrias manufaturadas.
Quantos casos já aconteceram e quantos terão que acontecer, por isso mesmo desde março de 2003, foram implantadas setenta e seis medidas que combatem a pratica do trabalho escravo e fazem parte do Plano Nacional Para Erradicação do Trabalho Escravo que dentre suas medidas está o confisco de terras em que haja trabalho escravo sob qualquer tipo ou forma. Já há uma força tarefa que esta agindo para acabar com essa exploração,  entre governos federal e estadual, policia militar e ONU para que se erradique de vez esse problema que afeta a todos seres formadores e pensadores de opinião.
Até quando estaremos fadados a ter nossas vidas nas mãos de outro?
Sonhar com uma vida melhor é não esperar acontecer, correr atrás das escolhas e caminhos certos, se adaptar ao novo e desconhecido, ter conhecimento e estar centrado no mundo moderno e seus dissabores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário